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  • 18
  • FEV/2012

Lancheira

Volta as aulas com uma boa merenda.

 
Muitas vezes a justificativa em não enviar lanches como , frutas, queijos e alimentos integrais, é de que o filho irá pegar do amigo, as porcarias. 
Essa referencia de boa lancheira pode passar a ser de seu filho, encentivando a alimentação saudável aos amigos. Pode-se colocar um pouco mais para ele oferecer ao amigo.
As  maiorias das escolas oferecem em cantinas, alimentos industrializados e muitos doces, o que é um crime para mim.
Para beber, uma áua fresca em garrafa térmica.
A lancheira também deve ser térmica, é mais seguro, se a criança não se importar em marcas, pode optar por sacolas térmicas muito funcional também e bem mais baratas.
Guardar a sacola no freezer a noite junto com o alimento se esse for congelável ou no fundo da geladeira onde é mais frio. 
A  garrafinha usada de água mineral vai cheia para o freezer e junto a sacola para ajudar a manter a temperatura mais baixa. 
Essa tática vale também para viagens longas , pode-se levar as papinhas feitas o dia anterior a viagem, conservadas em freezer evitando assim essas papinhas industriaizadas
Bem, tudo isso para contar que uma lancheira térmica compensa o investimento.
O conteúdo da lancheira é uma questão que começa muito antes de uma criança ir para a escola, por mais cedo que ela vá. É que são os hábitos da criança que vão definir o que ela vai querer na lancheira, o que ela vai gostar de comer na hora do lanche. Se o seu filho foi acostumado a ter sempre pacotes de bolacha e salgadinhos em volta, vai ser difícil fazê-lo entender que frutas e iogurte podem ser uma boa opção para a lancheira.

 Nunca ofereça industrializados para o seu filho na hora o lanche! Ele não precisa de bolachas, chocolate e salgadinhos. Se ele for acostumado a frutas, iogurte, biscoitos caseiros, queijos, etc, é o que ele vai querer comer.

A bebida:
As bebidas lacto-fermentadas são extremamente saudáveis e graças a presença de lactobacillus vivos (ou “bactérias boazinhas”, ou probióticos), essas bebidas não se estragam facilmente, beneficiam a flora intestinal (acordam intestinos preguiçosos e acalmam intestinos irritados). 
As bebidas lacto-fermentadas também são excelentes isotônicos – mesmo que seu filho não se lembre de beber líquidos a toda hora, o pouco que beber hidrata de verdade. 
Gatorade Caseiro
Yakult Caseiro
Não tem nada melhor do que água para hidratar o nosso organismo!
 Água de coco também é uma delícia,  se for natural de verdade, mas azeda muito fácil. Sucos naturais eu já não recomendo normalmente. São calóricos, imagine uma laranja, multiplique por 4 ou 5,  quantidade normal para uma garrafinha de suco. As calorias são elevadíssimas, então a fruta satisfaz e ainda no caso da laranja beneficia com o bagaço, o intestino agradece. Quando for consumir um suco ( beber de  imediato ) dilua e duas ou tres partes , com mínimo ou nenhum açúcar ou adoçante se possível. 

A comida:

Um bom lanche pode ser muito mais do que um simples sanduíche ou frutas. Aliás, um bom lanche pode e deve ser muito mais do que isso! 
Cubinhos de queijos variados (use os queijos favoritos do se filho, mas varie de vez em quando para que ele eduque o paladar)
Espetinhos de queijo com tomate (você pode ou não temperar com ervas)
Nozes ou castanhas crocantes . 
Dá pra fazer, uma boa quantidade de uma vez e ir mandando pequenas porções a cada vez.
Biscoitos caseiros (que você pode inclusive convidar seus filhos para ajudar no preparo)
Bolinhos de arroz integral
Bolinhos de carne , frite-os em gordura de coco, fica sequinho, gostoso e saudável.
Iogurte com granola (você manda cada um num potinho, e a criança mistura na hora – se for muito pequeno, a professora ajuda)
Bolo de cacau (a criançada vai adorar ajudar a preparar esse bolo de chocolate tão diferente e gostoso)
Frutas frescas variadas. Os morangos e kiwis já podem vir cortados de casa. Frutas como banana, maçã e pera devem vir na casca, porque escurecem muito fácil e deixam de ficar atraentes.
Geléia de mocotó
Palitinhos de cenoura ou salsão ou algum outro legume que seu filho goste
 
 
Espetinhos de frutas variadas
Você pode adaptar as idéias ao gosto do seu filho, mas procure não fugir muito deste guia. 
 
 
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